#DomandoaDiabetes: Criando uma rotina para as atividades físicas


E esse mês está suado, literalmente!

Falei aqui no primeiro post sobre a importância da atividade física. Já no segundo, ressaltei os cuidados que é preciso antes, durante e depois de praticar. No instagram (@adiabeteseeu) eu estou suando a camisa. Indo à academia três vezes por semana, ajustando doses de insulina e mostrando os progressos. Está demais de bom.

Mas agora que vocês já sabem o porquê e como praticar, surge então um novo drama. Decidir começar e manter o foco!

Para ajudá-los (e me ajudar também) eu fiz um Progresso Tracker! Uma planilha para ir anotando as mudanças e assim poder ver de verdade as melhoras que são conquistadas com a prática de uma atividade física!

Para ter acesso a ele é super fácil, é só acessar esse link aqui e abrir o PDF. Depois é só imprimir. TUDO DE GRAÇA! Sem cadastro, sem complicação!

Algumas observações:

1) A primeira linha em branco é pra anotar o antes, ou seja, tomou a decisão, vai lá e anota tudinho! Só assim você vai poder entender depois os ganhos dessa decisão!

2) A planilha tem cinco semanas, isto porque alguns meses tem quatro e outros cinco, então você não vai deixar de anotar só porque está faltando uma linha, né?

3) Mas por que um mês? Ah, cabala, luz divina, qualquer coisa. Eu sinceramente acho que se você se manter no foco por um mês inteirinho, vendo os avanços e tudo o mais, dificilmente vai querer voltar atrás! Mas pode imprimir dois, três, cinquenta e marcar pra sempre! Eu vou achar lindo! Aproveita e posta com a #domandoadiabetes, eu vou adorar ver.

4) Para entender melhor o que anotar nos espaços, uma explicaçãozinha:
diabetes, atividade física, exercício físico, tracker, printable, PDF, free, grátis
Clique na imagem para ampliá-la

* Glicemia 7 dias: é para anotar aquela média de todas as glicemias que você mediu nos últimos sete dias. A maioria dos aparelhos tem essa função, mas também existem aplicativos onde você vai anotando as glicemias e ele mostra a média (como o Mysugr, que é de graça).

* Insulina Basal: é para anotar quanto de basal você tem tomado por dia.

* Insulina Rápida: mesma coisa, anotar a média de insulina basal que você tem tomado por dia.

* Medicamentos: aqui coloque a quantidade de medicamentos, por exemplo, 1 comp, 5 comp. O mais importante não é saber quais, mas sim quantos, para que você entenda lá na frente como fazer exercícios diminuirá a quantidade de comprimidos que você toma.

* Fator correção: ponha a relação quantidade de glicemia que abaixa para cada uma unidade de insulina rápida que você toma. Eu, por exemplo, antes de voltar para a academia tomava uma unidade para baixar 20 mg/dL. Agora vou aumentar para 1 para 22 mg/dL.

* Insulina X CHO: a mesma coisa do fator correção, mas aqui vai a quantidade de carboidratos que você corrige com uma unidade de insulina.

* CHOs: para anotar quantos carboidratos você comeu na última semana.

* Peso e Pressão Arterial não exigem muitas explicações, são itens mais conhecidos.

* Como me sinto é para marcar se você tem se sentindo feliz ou não, já que dizem por aí que fazer uma atividade física melhora o humor!

Ufa! É isso! Eu estou aqui anotando os meus para o último post desse mês, quando eu vou contar a minha super saga de volta à academia!

E não esqueça de seguir o Insta do blog @adiabeteseeu! Lá tem fotos, detalhes e em breve vídeos! E se topar entrar nesse desafio também é só postar com as hashtags #domandoadiabetes e #atividadefísica. Todos podem aparecer no último post deste mês, onde eu vou contar como foi este retorno! Vem!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário