#DomandoaDiabetes: Diabetes Distress, quando as pessoas estão mais suscetíveis a isso?

Diabetes Distress, quando as pessoas estão mais suscetíveis a isso?


Fiz um post no ano passado explicando detalhadamente o que é Diabetes Distress. Na época, li sobre o assunto porque andava num momento meio "que carai de glicemia que não melhora". De lá pra cá, as coisas melhoraram, pioraram, voltaram a melhorar e agora andam meio mais ou menos. Então achei que seria legal retomar o assunto.

Como no primeiro post expliquei o que é essa condição, dessa vez quero falar sobre as fases ou momentos da vida em que as pessoas podem estar mais suscetíveis a desenvolver esse quadro:

a) Na época do diagnótico e quando se está aprendendo sobre o autocuidado com diabetes


Me lembro como se fosse hoje, da primeira semana pós-diagnóstico. Parecia que o mundo tinha virado de ponta de cabeça. E ok, virou meio que um pouco mesmo. Mas era tanta coisa pra entender, pra aprender, pra absorver, que a minha cabeça não parava de girar.

Foram dias difícies e acho que todo mundo acaba passando por este momento. Então se você acabou de ser diagnosticado, respira, essa angústia e esse desespero vai passar!

b) Quando temos uma complicação de emergência...


Duas palavras: HIPOGLICEMIA SEVERA! Ainda sinto as mãos tremerem e a dor no corpo que senti. Os dias depois da vez que tive uma foram tensos... Escrevi sobre isso aqui no blog na época. Eu comia mais do que devia e tomava menos insulina do que o necessário com medo da glicemia baixar e eu ter outra hipo severa.

Foi preciso tempo e autoconhecimento, atenção aos sintomas e saber que tinha alguém por perto pra eu perder o medo e voltar a viver normalmente. 

c) Adicionando ou alterando uma medicação

Ahhh a delícia de testar uma nova insulina ou até mesmo novas doses de insulina. Só que não! Sempre gera um pouco de ansiedade, vai aumentar demais ou diminuir muito a glicemia, vai dar certo, não vai?

Mas a gente vai aprendendo ao longo dos anos que sempre vamos precisar de ajustes e mudanças e que só fazendo para ter um tratamento adequado independente da fase da vida que estamos passando. O negócio é sempre tirar o máximo de dúvidas com o médico na consulta, para saber exatamente o que fazer caso o resultado do ajuste não seja necessário. Só faça as mudanças quando se sentir seguro quanto as possíveis variáveis do processo.

d) Mudar de plano de saúde...


Você encontra aquele médico top, consulta de 40 minutos, conversa sobre tudo, te atende com calma, te entende, te explica... Você tá amando e se sentindo segura e aí a empresa muda o plano de saúde. Aliás estou passando por isso neste momento.

Se não rola ter grana para pagar por fora então, aí o coração chega aperta. O negócio é decidir se está a afim de iniciar uma nova busca por um novo bom profissional ou pagar do próprio bolso mesmo. Mas o que quer que você decida, segure as pontas, porque o plano antigo provavelmente não vai voltar.

Vale claro sempre a opção de perguntar pro doutor do sonho se ele tem indicações que atendam o seu novo plano. Se ele for legal mesmo, vai te ajudar!

E aí? Você está passando por algo assim? Fica calmo, todos nos passamos por momentos como este e nem sempre uma vez só. Evitar entrar em um momento de stress é justamente saber que se está nesse ponto e o que fazer para reverter isso!

Precisando de ajuda? Comenta aqui, de mãos dadas vamos todos juntos!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

2 comentários:

  1. Muito claro seu depoimento sobre hipoglicemia noturna,hoje,com vc, encontrei com clareza o entendimento que eu nao tinha,a respeito das hipoglicemias que meu namorado (ha 1 ano)manifestava,e a sençãsao de viver no limite o tempo todo,entre a hipos e hiperglicemias.
    Obrigada, Muito Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir