[Pelo Mundo] Restauração do sistema

restauração, autoimune, diabetes tipo 1, diabetes, JDRF

Quem acompanha o blog viu que já falei por aqui sobre quase todos os projetos da JDRF nas postagens do Pelo Mundo! Já mencionei o que eles andam fazendo quando o assunto é pâncreas artificial, complicações, encapsulamento de células beta e controle glicêmico. Mas se você pensa que eu já esgotei tudo o que eles tocam, está muito enganado. E por isso este mês venho abordar mais um dos programas deles: a RESTAURAÇÃO!

Eita, Luana, restauração do que? Como? Calma! A ideia deles é desenvolver algo que restaure a capacidade do corpo de criar ilhotas produtoras de insulina e evitar que o sistema imune ataque e destrua essas células.

Nossa, mas sério que isso é possível? É lógico que não é pro ano que vem. Mas há dez anos, a JDRF vem investindo em estudos que ajudem a descobrir maneiras de reverter a diabetes tipo 1. Primeiro, tentando descobrir maneiras de impedir que o sistema imunológico destrua as células-beta, podendo assim as manter saudáveis. Para que depois, seja possível restaurar a capacidade de produzir novas células.

"Os pesquisadores já mostraram que o corpo tem a capacidade de aumentar a produção de insulina em mulheres com tipo 1 durante a gravidez. Agora, estamos investigando várias estratégias terapêuticas promissoras, incluindo medicamentos que formam novas células beta, reprogramam outras células do corpo para se tornarem células produtoras de insulina e previnem ou revertem a perda de células beta. Nossos cientistas também fizeram progressos na compreensão dos mecanismos do ataque auto-imune que causa a diabetes tipo 1, abrindo caminho para novas terapias que irão parar a doença".

No vídeo abaixo (em inglês), o chefe da Divisão de Endocrinologia Pediátrica da Universidade da Califórnia, Stephen Gitelman, explica um dos estudos que tenta entender as causas da diabetes tipo 1 e busca revertê-la.


Segundo ele, as células T são umas das que destroem as células beta produtoras de insulina. No entanto, há um tipo de células T chamada regulatória que em quantidade similar às celulas "maléficas" pode parar e/ou reverter o processo autoimune. Quando o vídeo foi gravado, eles estavam na fase 1 do estudo com humanos, tentando repor essas células regulatórias para que o processo autoimune pudesse ser revertido nos pacientes.

Ou seja, não! Não está tão longe e não é tão impossível! Vamos continuar acreditando e nos cuidando para estarmos todos prontos para as novas descobertas! Bora, gente!

Se quiser saber mais novidades sobre a pesquisa basta acessar página específicas sobre Restauração da JDRF.

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário